quinta-feira, 9 de julho de 2020

HOJE

Hoje. Simplesmente esse titulo.
O Estremoz em debate, tem estado como está a cidade em termos económicos e sociais, ausente.
Hoje. Porque me apetece.
Apetece-me voltar a escrever sobre a cidade que me viu nascer.
Hoje. Porque acredito.
Acredito que Estremoz pode mudar e melhorar, criando condições para a fixação dos nossos filhos.
Hoje. Porque penso.
Com o 25 de Abril de 1974, ganhei algo que não quero perder, ser livre de pensar.
Hoje. Com objetivos.
Conseguir levar a bom porto todos os sonhos, (a duplicar) que idealizei para os meus filhos.
Hoje. Ser feliz.
Tenho a felicidade de ter dois filhos e uma esposa que, partilham o meu melhor e dão-me bastantes alegrias contribuindo para a minha realização pessoal.
Hoje. Viver em Democracia
Fazendo a tradução, Poder ao Povo  e, esse é soberano na sua decisão temos que respeitar a mesma.
Hoje. Ter opinião
Voltar a ter a minha opinião, independentemente do momento em que viva, de acordo com a minha consciência e não com carneiradas, num verdadeiro espirito democrata de Abril, livre, consciente, seguro, em que respeito as opiniões de outros, mas, com a condição que respeitem a minha opinião.
Hoje. Poder participar.
Quero ser livre de poder escolher aquilo em que quero participar, sem que para isso seja necessária a aprovação de quem quer que seja. 
Hoje. Porque me apetece recordar.
Aos 11 anos começou a saga. Primeiro a UEC (União dos Estudantes Comunistas), depois a UJC, seguidamente o PCP , com passagem pelo STAL (Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local) onde fui dirigente sindical, estive presente na Fundação da INTERJOVEM (INTERSINDICAL) .
No entanto, no inicio deste século decidi de acordo com a minha consciência que, não estava para que me impingissem como havia de pensar, nem para seguidismos do tipo entrolhos e, resolvi cortar de alguma forma com a linha politica que me tinha orientado até aí. 
Era a hora do grito do Ipiranga, deixei todas as organizações ligadas ao PCP, passando a gerir as minhas opções politicas de acordo com o que achava melhor para cada uma delas. Algumas foram opções que seguiram no caminho pretendido, outras nem por isso. Neste seguimento da atividade politica  fui candidato pelo BE à Assembleia Municipal e à então Junta de Freguesia de Santa Maria, neste período regresso à vida sindical com o convite para fazer parte das listas da Direção Regional do Alentejo do SINTAP (tendência Socialista) entretanto estou presente na criação da UGT Évora em que hoje como na fundação, estou no Conselho Geral, tendo sido nomeado para o Conselho Municipal de Segurança do Município de Borba em representação da UGT, continuando ainda a exercer funções na Direção da Regional Alentejo do SINTAP.
Com o surgimento de um projeto independente para a cidade de Estremoz em que inicialmente acreditei e me empenhei, e com o tempo desiludiu-me de alguma forma, acabei por renunciar a meio do terceiro mandato em que fui eleito na Assembleia de Freguesia de Estremoz.
Hoje. Porque sim
É, este texto o relançar este Estremoz em debate que, se pretende agora, seja de novo o velho Estremoz em debate, colocando aquilo que deve ser debatido ou resolvido na nossa cidade.
Quem gostar gosta, quem não gostar ponha na borda do prato.