quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Estremoz - Verão e a água

Segundo fontes do Município em declarações à LUSA, irão ser executados dois novos furos de captação de água na cidade de Estremoz com vista ao reforço do abastecimento publico.
Os furos, serão efectuados um na zona do Estádio Municipal e outro na zona das Piscinas Municipais.

As duas freguesias Arcos e Veiros, com maior consumo e também abastecidas pela captação das Chocas, irão ser contempladas com a abertura de furos, para reduzir o consumo da principal fornecedora de água à cidade e dotar em termos de autonomia de recursos as mesmas.

Quanto à barragem de Veiros, continuamos à espera que se execute pois é uma obra vital para o abastecimento ao concelho, estando esta dependente da vontade do poder central que para a FIAPE, irá outra vez ser motivo de discurso mas, normalmente fica por esse acto.

Era bom agarrar o Plano Nacional da Água do tempo de António Guterres e, avançar com a barragem Frei Joaquim, seria em termos ambientais a que menos custos energéticos teria e daria para abastecer 95% da população do concelho por gravidade, sendo somente necessário bombear água para Evoramonte.

Soluções há, haja vontade para as implementar no terreno.
Imagem: www.ineti.pt

Sem comentários: