domingo, 11 de janeiro de 2009

Estremoz - Do PSD recebemos a seguinte opinião

Amigo Albino agradeço que publique no seu blog (se achar pertinente, obviamente) ou como comentário do seu post sobre a escassez de água nas torneiras dos munícipes de Estremoz a posição do PSD - Estremoz referente ao assunto anteriormente referido.
-- Saudações Social-Democratas
O Presidente da Comissão Políticada Secção do PSD de Estremoz
Nuno Filipe Q. Rato
"Uma atitude, um rumo, uma meta!"

Estremoz 2009





A falta de água em Estremoz...
Opinião da Comissão Política do PPD/PSD – Estremoz

Do que nos é permitido saber o sistema aquífero de Estremoz constitui um grande lago subterrâneo. Água não falta. Pode estar é a maior profundidade (70 a 80m) ou, com a pouca pluviosidade registada, os níveis normais não estarem em todas as zonas de captação repostos.
Também temos conhecimento que as Chocas, ou melhor os furos de captação lá existentes, têm sido explorados até à exaustão. De igual forma, tivemos conhecimento que a Câmara Municipal de Estremoz (CME) negligenciou o aprovisionamento de materiais e não faz a manutenção dos contadores. Também é por todos sentido que a CME foi eficaz a subir as tarifas da água.
Nós PSD alertámos, desde há muitos anos, para a prioridade que os executivos camarários tinham que dar à resolução desta problemática. Nós sempre quisemos ver a situação resolvida ou os problemas minurados, a bem da população de Estremoz. De tal forma que, por exemplo, no início deste mandato o PSD resolveu “passar um cheque em branco” ao actual executivo ao permitir a adesão do município ao sistema multimunicipal das Águas-do-Centro-Alentejo (AdCA), pois constatámos que o anterior sistema (AMAMB), em 12 anos não serviu convenientemente ao Concelho. Era uma nova oportunidade.
Acreditámos nas promessas feitas pelo executivo PS da Câmara (“Com a adesão a este sistema vimos resolver o problema das pessoas e manter a água pública...” - afirmou o Presidente da CME Dr. José Alberto Fateixa), bem como nas palavras de administradores da AdCA, que nos garantiram, na Assembleia Municipal de 21/07/2006, que num curto espaço de tempo começariam as obras nas infrastuturas (inicialmente o abastecimento de água em alta – da captação aos depósitos), diminuindo assim o problema da falta de água aos munícipes/consumidores.
Na verdade, passou todo este tempo, e a CME e a AdCA não cumpriram o prometido. Mais grave ainda, a CME não pressionou a AdCA para acelarar o processo, dormiu descansada à sombra da assinatura do protocolo de adesão, julgando assim que o problema ficasse resolvido. Mais grave ainda, a CME não teve, ao longo de todo o mandato, a iniciativa de realizar quaisquer obras de melhoramento da rede pública de abastecimento de água (tanto em alta como em baixa).
Como é habitual neste executivo PS, em três anos, limita-se a pedir pareceres ou a fazer estudos. Mas obras concretas, nada vezes nada.
Por tudo o que referimos, conclui-se que o actual executivo da CME não teve sensibilidade para gerir este recurso tão precioso – a água, desresponsabilizando-se da resolução dos problemas existentes.


Nuno Filipe Q. Rato
Presidente da Comissão Política da
Secção do PSD de EStremoz

Estremoz, 5 de Janeiro de 2009

Sem comentários: