quarta-feira, 10 de junho de 2009

10 de Junho

O 10 de Junho de acordo com a história dos feriados, ocorre em Portugal inicialmente como Feriado Municipal de Lisboa, dedicado a evocar a morte do poeta Português Luís Vaz de Camões.
Foi criado na sequência de um decreto de 12 de Junho de 1911, que autorizava os concelhos a escolherem um feriado além dos Feriados Nacionais decretados em Outubro de 1910: 1 de Janeiro, 31 de Janeiro, 5 de Outubro, 1 de Dezembro e 25 de Dezembro.
O Estado Novo, apropriou-se deste dia corria o ano de 1933 passando-o a Feriado Nacional pela mão de António de Oliveira Salazar, sendo do dia de excelência para o regime então vigente com o propósito da propaganda e apelidado de Dia de Camões e de Portugal.
Em 1944 durante a inauguração do Estádio Nacional no Jamor, assume uma nova denominação:
Dia de Camões, de Portugal e da Raça.
Este dia, passou a ser visto nos anos sessenta do século XX como um dia de homenagem aos militares em expedição pelas Colónias Portuguesas no Ultramar, servindo de exaltação ao poder Colonial Português e do reforço dos ideaís de guerra.
Em 1978, o seu nome foi de novo reconvertido para a denominação actual: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
E como falamos deste dia importante, recordo que dentro de 9 dias a Bandeira Nacional, faz anos. Concebida por Columbano, João Chagas e Abel Botelho, foi adoptada pelo regime revolucionário de 5 de Outubro de 1910. De acordo com o decreto-lei de 19 de Junho de 1911, a bandeira tem as cores verde (dois quintos) e vermelha (três quintos), com o escudo de armas na linha divisória.
Fontes:
Wikipédia
Perspectiva de Conceição Meireles
Organização das Nações Unidas

Sem comentários: