quarta-feira, 29 de março de 2017

HOJE É DIA DE ESCOLA...

Hoje, vou-me dedicar a um tema que de alguma forma é fraturante na nossa sociedade, o papel dos pais e da escola na formação para a vida de nossos filhos.
Por norma e assim deveria ser, a escola é o poço de onde retiramos para os nossos filhos o saber, a formação continua de novas realidades, o aprender a viver em sociedade respeitando as suas regras, a trabalhar em equipa e individualmente quando necessário, enfim uma panóplia de situações que se devem aprender na escola e, isso chama-se formação para a vida. 
A escola no entanto, deve de ter o cuidado de não deixar proliferar a anarquia, bem como a violência de que resultam tantos casos de bulling. É obrigação da escola fazer perceber aos alunos os seus deveres e, a sua forma de estar perante a comunidade educativa, aos professores devem manter a sua autoridade, não permitindo desvios por desrespeito ou acatamento das regras. Os diretores como poder supremo dos estabelecimentos de ensino, fazer todos cumprir as regras pré estabelecidas nos seus regulamentos internos. Quanto aos auxiliares, devem possuir formação adequada e zelar pelo bem-estar de todos em termos de segurança e meios de apoio aos jovens.
Bom, estar aqui a dizer o que todos têm de fazer todos sabemos, mas, não é o que acontece na realidade, porque, ainda não se percebeu que a escola serve para ensinar apenas, não para educar, essa missão está a cargo dos pais e muitas das vezes é descurada por estes agentes alegando não têm tempo disponível para os filhos por questões laborais ou sociais.
É missão dos pais orientarem os seus filhos nos seguintes valores de fácil perceção para eles, dos quais destaco o “bom dia, boa tarde, se faz favor, obrigado e o não menos importante desculpe, entre outros.

Não deixa de ser responsabilidade dos pais ensinar os seus filhos a serem solidários, a respeitarem os mais velhos, a respeitarem os amigos e … os inimigos, a serem pontuais, a não praticarem o bulling das formas que conhecemos, a serem honestos, a não mexerem nas coisas dos outros, a não falar de boca cheia, a serem asseados, a deitarem os lixos nos sítios adequados, mas muito importante a serem organizados, há mais mas deixei para o fim uma muito importante RESPEITAR OS PROFESSORES, pois eles estão na escola para ensinar como disse acima e o seu papel é ensinar Matemática, Português, Françês, Inglês, Ciências diversas, etc. De alguma forma reforçarem os valores que são incutidos na educação dada pelos pais em casa sem que seja essa a sua obrigação.

Sem comentários: