segunda-feira, 30 de março de 2009

Comunicado do CDS-PP

COMISSÃO POLÍTICA
DISTRITAL DE ÉVORA
DO CDS/PP

AFIRMAR O ALENTEJO
NÃO À REFINARIA BALBOA

O projecto de instalação de uma refinaria na província de Badajoz tem levantado várias questões entre, principalmente, os concelhos vizinhos do Alqueva, e com razão, pois a refinaria Balboa distará 100 quilómetros da fronteira portuguesa.

O projecto da refinaria Balboa já foi chumbado pelas autoridades espanholas em localizações anteriores, o que denota que o projecto é, em si, polémico, e causador de danos ambientais consideráveis, senão mesmo, irreparáveis.

Quanto à actual localização, esta apresenta um potencial de contaminação do ar e da bacia hidrográfica do Guadiana e da albufeira do Alqueva, sendo que muitos dos prejuízos da sua instalação são remetidos para futuros regulamentos de segurança, não se mencionando, no projecto, qualquer possibilidade de ocorrência de eventos com consequências ambientais graves.

Os impactes transfronteiriços nem sequer foram analisados; não foi feita nenhuma análise aos impactes dos efluentes líquidos da refinaria nas águas superficiais do Guadiana, nem há estudos técnicos de que o projecto não interfira com os objectivos estratégicos definidos para o Alqueva.

A refinaria pode afectar Portugal através da contaminação aérea, sabendo-se que existem estudos que concluem que os efeitos da refinação de crude se fazem sentir num círculo com um raio de 120 quilómetros em redor da refinaria, o que significa que as emissões gasosas produzidas podem atingir os concelhos de Évora, Barrancos, Moura, Serpa, Mourão e Reguengos de Monsaraz.

Também não foram feitos estudos de impacte sobre os extremos climáticos, nomeadamente, sobre as secas, que regularmente afectam o Alentejo e as consequências que a laboração da refinaria tem em termos da necessidade de enormes caudais de água para a refinação do crude.

A construção da refinaria Balboa na província de Badajoz, poderá afectar seriamente os investimentos turísticos programados para o Alqueva, com capacidade para criarem 2.500 postos de trabalho, num valor da ordem dos 1,7 milhões de euros, fundamentais para o desenvolvimento do Alentejo.

Perante este panorama, a Comissão Política Distrital de Évora do CDS-PP deliberou, por unanimidade, pronunciar-se expressamente contra a instalação da refinaria Balboa, considerando que a mesma coloca em causa a viabilidade e a sustentabilidade económica dos projectos para o Alqueva e das explorações agrícolas, bem como a qualidade de vida dos Alentejanos.

É tempo de o Alentejo se afirmar e de os Alentejanos defenderem os seus legítimos direitos e interesses do seu Alentejo.

Sem comentários: