quarta-feira, 9 de julho de 2008

Estremoz - Moradores exigem: Abertura imediata dos Balneários públicos

Hoje, um artigo publicado no blogue da Associação por Santiago - Estremoz, assinado pelo Sr Luís Mariano mereceu a minha atenção.
Todos sabemos que o Bairro de Santiago é uma zona problemática da nossa cidade em termos de infraestruturas de saneamento básico e condições mínimas de sobrevivência, no entanto a Junta de Freguesia de Santo André à muitos anos tutelada pelo Partido Social Democrata, PSD tem levado com algum animo leve a questão da higiene pessoal dos seus fregueses, chegando ao ponto de encerrar os balneários públicos dos antigos Quartéis.
As Juntas de Freguesia, devem no seu papel zelar para que os fregueses da sua área tenham dignidade na sua passagem pela vida e que, principalmente os seus dias finais sejam o resultado de toda uma vida de trabalho e contributiva, em que muitos dos residentes se viram abandonados na sua etapa final, pelos que, lhe tiraram o pão da boca para poderem sobreviver e assim sendo, hoje cabe precisamente aos órgãos institucionais a manutenção da qualidade de vida daqueles que estão para partir, numa viagem sem regresso.
Preferi utilizar os termos acima descritos para falar de gente envelhecida, que são a larga maioria dos utilizadores deste bem público fechado por falta de gasóleo segundo pude apurar, o que é uma situação que posso considerar de descuido aquando da elaboração do Orçamento e Plano Pluri Anual de Investimentos, provavelmente, também será consequência da alta dos preços dos combustíveis, no entanto existe algo que se chama Orçamento rectificativo e aí poderia-se corrigir essa situação ou então e falando de cor, se estava previsto as realização das noivas de Santo André, porque não cancelar e transferir essa verba para a aquisição de gasóleo para o funcionamento das caldeiras de aquecimento de água, penso que seria mais humano e de uma sensibilidade, que os noivos certamente não se oporiam.

TRANSCREVO O TEXTO PUBLICADO NO BLOGUE DA ASSOCIAÇÃO


Abertura imediata dos Balneários Públicos

Considerando que:

1. O Bairro de Santiago em Estremoz é composto por muitas habitações sem as condições mínimas de salubridade no que concerne a sanitários e banhos,


2. Para além disto há dezenas de pessoas ou famílias que vivem nos chamados quartéis (divisões de quatro metros por quatro, sem janela, sem água e apenas com um buraco no chão para esgoto) e que por isso não dispõem das condições mínimas para a higiene pessoal,


3. A população nestas condições é maioritariamente idosa e de fracos recursos económicos,


4. Por estes motivos existe um balneário público (masculino e feminino) para suprir as falhas descritas, tutelado pela Junta de Freguesia de Santo André.

Considerando finalmente que o encerramento inexplicável dos Balneários, apesar dos esforços desenvolvidos pela Câmara Municipal de Estremoz e pela Associação Por Santiago, não conseguiram demover a referida Junta de Freguesia:

Os moradores do Bairro de Santiago exigem a imediata abertura deste equipamento público (encerrado vai para dois meses) dado que ele é pertença dos mais necessitados e não dos caprichos da Sra. Presidente da Junta de Freguesia. Para isso apelam à Sra. Governadora Civil do Distrito de Évora, ao Sr. Presidente e Assembleia Municipal da Câmara Municipal de Estremoz e à Direcção Geral de Saúde de Évora para que accionem todos os meios ao seu alcance com vista à resolução rápida deste problema.


Sem comentários: