terça-feira, 29 de julho de 2008

Estremoz - Esclarecimento do PSD

Exmo.(a) Senhor(a)
De algum tempo à presente data temos assistido em alguns meios de comunicação social local e em blogs, uma provocação e um desrespeito a este Partido e aos autarcas por ele eleitos, nomeadamente no que diz respeito a questões relacionadas com a freguesia de St. André, do Concelho de Estremoz.
Importa fazer alguns esclarecimentos e repor a verdade, porque para nós acima de quaisquer "partidarites" está a honestidade e o bom nome das pessoas e instituições. Para nós é com honestidade, com verdade e com clareza que se faz política, sempre com o fim último de melhorar as condições de vida das pessoas.
Desta forma, a bem da verdade, que estou certo que V. Exa. também defende e pratica, peço-lhe que publique/divulgue este comunicado.

--
Saudações Social-Democratas

O Presidente da Comissão Política
da Secção do PSD de Estremoz

Nuno Filipe Q. Rato

"Uma atitude, um rumo, uma meta!"
Estremoz 2009

PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA PPP/PSD

COMUNICADO

O Partido Social Democrata de Estremoz sempre tem tratado os assuntos relacionados com a melhoria das condições de vida das populações com grande elevação e sentido de responsabilidade, condição que norteia todos aqueles que aderem aos nossos princípios, incluindo naturalmente os nossos Autarcas.

Sendo os Autarcas aqueles que melhor conhecem os anseios e dificuldades das suas populações, não tenhamos dúvidas que procuram sempre dar o seu melhor em prol dos seus munícipes.

O PSD/Estremoz condena todo o tipo de discussões estéreis que em nada dignificam as instituições.

Nesse sentido, gostaríamos de expressar a nossa preocupação pelo “estado de degradação” a que chegou uma relação que deveria ser institucional entre Câmara Municipal e Juntas de Freguesia, em que os presidentes de Junta (principalmente os que não são da mesma “cor política”) são pressionados a viabilizar orçamentos e revisões orçamentais, em troca da realização de uma pequena obra/projecto.

O actual executivo camarário continua, TEIMOSAMENTE, a não celebrar qualquer “Protocolo de Transferência de Competências” com a Junta de Freguesia de Santo André, manietando e asfixiando o regular funcionamento daquela Junta. Um orçamento anual de pouco mais de 40.000 Euros não permite a execução de qualquer projecto/obra, uma vez que o mesmo é absorvido com as despesas correntes.

Recentemente, a Junta de Freguesia de Santo André foi confrontada com mais uma contrariedade, o encerramento dos balneários públicos do Bairro de Santiago. O referido encerramento põe em causa o acesso àquele bem público por parte da população mais carenciada daquele bairro histórico da cidade. A resolução do problema exige PONDERAÇÃO e DIÁLOGO, não devendo ser resolvido pela via do afrontamento pessoal como aquele que temos vindo a assistir na comunicação social local. As Juntas de Freguesia têm os seus órgãos próprios (Executivo da Junta e Assembleia de Freguesia), os quais devem ser respeitados.

Conscientes das dificuldades financeiras que a Junta atravessa, os membros da Assembleia de Freguesia (Autarcas do PSD, PS e CDU) manifestaram a sua SOLIDARIEDADE e APOIO à senhora Presidente da Junta no que se refere aos “ataques pessoais” de que tem sido alvo.

O PSD/Estremoz não pode deixar de enaltecer a forma conscienciosa como os habitantes daquele bairro têm sabido reagir a tamanha contrariedade, partilhando igualmente das preocupações por eles manifestadas recentemente num jornal local no que concerne à deficiente recolha de lixo, onda de assaltos e falta de segurança, as quais ultrapassam largamente as competências da Junta de Freguesia de Santo André.

O PSD/Estremoz manifesta o seu total apoio aos Autarcas em funções e acredita que rapidamente irá ser encontrada uma solução que satisfaça a melhoria das condições de vida das pessoas do Bairro de Santiago.

A Comissão Política Concelhia do PSD/Estremoz

Estremoz, 14 de Julho de 2008

Sem comentários: