domingo, 25 de março de 2007

Faz hoje 50 anos


Em 25 de Março de 1957 foi assinado pela : Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos, o tratado de Roma, criando a Comunidade Económica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia Atómica, que surge na sequência do êxito de um outro assinado em 1951 em Paris, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço.

A Comunidade Europeia, já efectuou seis alargamentos os quais passo a referir: em 1973, Dinamarca, Irlanda e Reino Unido; em 1981, Grécia; em 1986, Espanha e Portugal; em 1995, Áustria, Finlândia e Suécia; a 1 de Maio de 2004, República Checa, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta e Polónia; a 1 de Janeiro de 2007, Bulgária e Roménia.
Em 1972 e 1994, a Noruega assinou tratados de adesão à Comunidade Europeia, que sujeitos a referendo, obteve sempre resposta negativa, por parte da população, ficando os mesmos sem efeitos vinculativos.
A Croácia, Turquia e Macedónia, apresentaram os seus processos de candidatura à Comunidade Europeia, tendo as negociações com este países, sido encetadas oficialmente em Outubro de 2005, não se prevendo assim, a data de entrada destes países para a organização.
Com a criação do mercado único Europeu, houve necessidade de adaptar monetariamente a comunidade com uma moeda comum, para fazer face às negociações nos mercados mundiais e ter uma posição forte, em relação a moedas como o Dollar Americano. Criado inicialmente o ECU ( no papel), mais tarde ficaria com a definição final de EURO, tendo sido adoptado como moeda oficial de 13 dos 27 estados.

Sem comentários: