segunda-feira, 24 de abril de 2017

HOJE UM POUCO DE MIM E DOS MEUS ANTECESSORES

 Como se costuma dizer a história só fala de alguns eu falo de quem quero e, hoje um pouco da minha família na vida politica.
Estávamos em 1910 no dia 4 de Outubro, um grupo de cidadãos de Estremoz estava preparado para aquele que seria o golpe que, iria mudar a história deste pedaço de terra virado para oceano atlântico.
Figuras como Marques Crespo ( futuro Presidente do Município) estavam nesse grupo e, que parvoeira a minha, que tenho eu a ver com esse grupo? Supostamente nada, apenas o ser um grupo de cidadãos que lutava por objectivos, mas o meu orgulho, não fica por aí é que o meu avô Joaquim José Carrasquinho, fazia parte desse grupo, pois, os seus ideais eram Republicanos e como não podia deixar de ser, era membro do Partido Republicano.
Mais tarde teve um seguidor, o seu filho Albino José de Sousa Carrasquinho também fiel aos ideais Republicanos mas, numa vertente mais contestatária ao regime do estado novo,  sendo simpatizante dos ideais comunistas, esteve sempre ligado às organizações de defesa dos direitos laborais ou seja, os sindicatos, durante muitos anos foi dirigente sindical no sector da metalurgia tendo sido perseguido e interrogado varias vezes pela PIDE-DGS, tendo sempre conseguido evitar a sua detenção pelo Estado Novo, leitor assíduo do jornal da caixa de fósforos ou da caixinha mais conhecido pelo Avante, órgão de comunicação social do PCP.
Quanto ao neto do Joaquim e do Albino, também a Albino de nome, cedo se move por estas andanças da politica para isso basta dizer que no dia 25 de Abril de 1974 com onze anos quando contou ao pai que tinha perguntado ao professor na escola o que era o "1º de Maio, Dia do Trabalhador" ele de imediato disse "meu malandro já arranjaste que vou preso" estas foram as suas palavras e, ainda estão hoje gravadas na minha memória, assim foi o meu começo pois esse dia mudou a minha vida, o meu pai no dia 1 de maio de 74 contou-me então, o porque da importância deste dia, lição que aprendi e, hoje faz parte do meu quotidiano. Cedo dei inicio à minha vida politica fui pioneiro, mais tarde da UEC, depois na JCP, e finalmente no PCP, em termos de filiação politica paramos por aqui, desde há uns anos que interrompi a minha militância politica, tendo continuado a minha actividade politica nas novas formas que a sociedade politica abriu aos cidadãos e, que permitiu os movimentos independentes. Na minha vida politica tenho tido a minha participação activa ao longo dos anos, fui cabeça de lista à Assembleia Municipal, candidato a Juntas de Freguesia por partidos, coligações e movimentos, eleito para assembleias de freguesia em dois mandatos consecutivos.
No campo da vida sindical, fui delegado sindical por vários mandatos, estive na criação da INTERJOVEM em Coimbra onde, como se costuma dizer, até discursei, sou dirigente regional de um dos maiores sindicatos da administração publica da UGT sendo da sua tendência Socialista, fui um dos primeiros dirigentes da UGT/Èvora onde estive presente na sua fundação, bem como apoiante e subscritor de candidaturas de Manuel Alegre à presidência da República e mais poderia acrescentar.
Esta é a minha pequena homenagem em mês de Revolução, Abril, para mim tem o significado de me ter despertado para a politica, penso não ter defraudado os meus antecessores, o meu avô e o meu pai, porque independentemente do lado que se luta primeiro estão as pessoas e os nossos ideais, bem como o bem estar da comunidade em que nos inserimos. Tentarei prosseguir a minha vida politica como até hoje, viver para a politica na certeza que irei contribuir para que os meus filhos, tenham sempre a possibilidade de poderem seguir com os seus ideais em liberdade e, sem receios das perseguições que foi alvo o seu avô e, no espírito de mudança ansiado pelo seu bisavô.
Como filho de peixe sabe nadar, não escrevo mais nada... 

As fotos acima a 1ª é de 1910 onde se encontra o meu avô a segunda foto è dos anos sessenta do século passado onde se encontra os trabalhadores da empresa Emidio Bigodes e Farto onde se encontra o meu pai.

Sem comentários: